Criada em 2005, a Escola Nossa Senhora do Carmelo, também chamada de ‘Escola dos Sonhos’ em Bananeiras receberá uma Emenda Impositiva de R$ 50 mil do deputado estadual Chió (Rede), já aprovada no Orçamento do Estado para 2022.
Localizada na área rural de Bananeiras (PB), a escola atende dezoito comunidades ao seu redor, fazendo parte do Programa Escolas Transformadoras, por ter alterado completamente o seu currículo, seu espaço e suas relações, para transformar a vida da comunidade.
O deputado estadual Chió (Rede), ressaltou a importância de reconhecer e incentivar o modelo de educação adotado pela ‘Escola dos Sonhos’. “Acompanho há anos o trabalho realizado na Escola do Carmelo, são escassos os recursos financeiros, e os educadores resistem por amor a uma causa extremamente nobre, que é a educação popular e humanizada. O Brasil e a Paraíba precisam conhecer e abraçar a Escola do Carmelo, porque esse modelo tem transformado uma comunidade inteira”, explicou Chió.
Sobre as competências transformadoras
A empatia, a cooperação e o protagonismo estão presentes no espaço e no dia a dia da escola. Os educandos da Nossa Senhora do Carmo não são divididos em séries, mas, sim, em nucleações, possuindo comitês organizados pelos estudantes, segundo suas necessidades e da comunidade escolar.
O conhecimento é individualizado, não se prepara um material para 30 crianças e jovens, os educadores preparam materiais personalizados para cada aluno.
A escola tem uma proposta de educação popular e humanizada, trabalhando com outras dimensões do ser humano, além da cognitiva, e está centrada em valores humanos de dignidade, respeito, fraternidade e solidariedade. Inspirada na obra de Paulo Freire, a escola pretende reverter a lógica da educação bancária e garantir uma educação de qualidade para todos, principalmente àqueles que não tiveram oportunidades.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Chió (Rede) com Informações do Portal Escolas Transformadoras.