Para impulsionar o serviço de atendimento para as crianças e jovens excepcionais, o deputado Chió (Rede) anunciou a destinação de R$ 100 mil em emendas impositivas dentro do orçamento público parlamentar para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Remígio. O anúncio foi feito na noite de ontem, durante a realização de uma Sessão Pública na Câmara Municipal de Remígio em alusão ao dia mundial de Conscientização do Autismo.
“Nós temos um compromisso em busca do respeito e da dignidade para pessoas atípicas. Ano passado, estive reunido com um grupo de mais de 80 mães de crianças atípicas e pude conhecer ainda mais a luta diária. E é por isso que o nosso mandato sempre busca fortalecer a luta e ajudar. Destinaremos R$ 100 mil reais em emendas para que a Apae, aqui de Remígio, possa reforçar o seu trabalho. Além disso, seguimos na luta por toda a Paraíba. Temos leis que foram criadas pelo nosso mandato que institui um programa para ajudar as mães de crianças atípicas e, neste ano, buscaremos ainda mais”, declarou o parlamentar.
Na Assembleia Legislativa, o parlamentar trabalhou para aprovar e sancionar a Lei 13.030/2024, de sua autoria, que institui a Semana Estadual da Maternidade Atípica comemorada anualmente na terceira semana de maio. Agora, por Lei sancionada pelo governador João Azevêdo, as mães de crianças atípicas em toda a Paraíba passam a ter uma semana dedicada ao debate e estímulo de políticas públicas, sobretudo em saúde mental, nas esferas governamentais.
“Estabelecer uma semana para a Maternidade Atípica, é dar voz a estas mães, que por vezes infinitas são porta-vozes de seus filhos. É ampliar os espaços de discussão sobre esse tema, que é fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas voltadas para essas mães. É, também, possibilitar o ativismo, engajamento, participação social e política por meio da constituição de uma rede de apoio”, finalizou o deputado.
Assessoria de Comunicação