ALPB institui homenagem ao Mestre Duduta no dia do Choro

Em celebração ao Choro, gênero musical, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (27), a instituição do Dia do Choro Mestre Duduta, em homenagem ao instrumentista e luthier paraibano. A Lei, proposta pelo deputado estadual Chió (Rede), aguarda a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

Natural de Bananeiras, mas radicado em Campina Grande, José Ribeiro da Silva, que adotou o nome artístico de Duduta, foi o responsável por consolidar o chorinho na terra do forró. Sua casa, no bairro da Prata, tornou-se um ponto de encontro e parada obrigatória para músicos de todas as idades.

Hoje, o seu legado segue sendo relembrado pelas rodas de choro na Rainha da Borborema, através de rodas de choro, do grupo Seu Regional, de qual foi um dos criadores, pelo seu filho Waguinho Duduta e por diversos artistas da música popular brasileira.

“Fico muito feliz em contribuir com a consolidação do Mestre Duduta na história do nosso estado, para além do seu legado que já é imortal. É importante que nós, enquanto parlamentares e paraibanos, sigamos saudando personalidades como ele, que dedicam ou dedicaram a vida à cultura. Viva o eterno Mestre Duduta!”, celebrou o deputado Chió.

O artista, falecido no ano de 2018, aos 84 anos, também foi responsável por projetar Campina Grande e a Paraíba no cenário nacional através do chorinho.

A data escolhida é celebrada nacionalmente como Dia do Choro, em homenagem ao dia em que se acredita ser o nascimento de Pixinguinha, no dia 23 de abril de 1987.

 

Assessoria de Comunicação

Compartilhe este Post

Talvez possa Interessar

plugins premium WordPress
Enable Notifications OK No thanks