A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quarta-feira (25), o título de cidadania paraibana para o sindicalista e assistente social do Ministério Público da Paraíba, Tárcio Holanda Teixeira. A solenidade aconteceu no Plenário da Casa de Epitácio Pessoa e contou com a presença de autoridades, amigos e familiares do homenageado.
A propositura foi do deputado estadual Chió (Rede), que durante a solenidade destacou os diversos serviços prestados pelo sindicalista ao estado.
“Deixar o seu estado para iniciar a vida em outro lugar desconhecido é uma luta pessoal muito significativa. Mas Tárcio transformou-a em uma luta coletiva bem maior, pelo bem-estar social de diversos trabalhadores. Suas contribuições para o nosso estado são inumeráveis e, tenho certeza, seguirão somando com a Paraíba”, destacou o parlamentar.
Natural de Iguatu, no Ceará, Tárcio chegou a Paraíba em 2007 para iniciar a jornada como Servidor Público da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. No seu primeiro ano de atuação, participou de uma das maiores greve dos trabalhadores e trabalhadoras em Correios no Brasil. No ano seguinte, foi eleito o delegado sindical mais votado do órgão.
É Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e foi presidente do Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba. Na luta partidária, presidiu o PSOL de 2015 a 2021. Foi candidato a governador da Paraíba nas eleições de 2014 e, também, concorreu a deputado federal nas eleições de 2022, pelo PSOL e pela Federação com a Rede Sustentabilidade.
Tárcio é, ainda, escritor com o livro de contos e poesias Fantasia(s), lançado em 2019. Alguns de seus poemas ganharam vida para além das páginas dos livros, tornando-se músicas gravadas por Escurinho e Lívio Brandão.
Integra a militância antiproibicionista, associado a Liga Canábica e a Associação Psicodélica do Brasil (APB). Atualmente é vice-presidente da Federação PSOL-Rede, apresentador do programa No Ar Para Somar, na Rádio Mangabeira FM, em João Pessoa, e está desenvolvendo o projeto Conhecer e Conquistar, estruturado em três grandes ações: um concurso de poesia, um concurso de fotografia e um seminário com representações nacionais com foco em cultura e cidadania.
Crescido em Pernambuco, Tárcio costuma afirmar que não pode escolher onde nascer ou crescer, mas sim onde pode viver.
“Estou muito feliz, em além de coração, ser também oficialmente Cidadão Paraibano. É verdade que é uma conquista pessoal, mas só é possível porque também é coletiva, resultado dos caminhos que tenho percorrido ao lado de pessoas incríveis no estado que escolhi e fui escolhido para viver. A lei foi aprovada no dia qua a Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social completou 30 anos, não acredito em coincidências, mas em energia coletiva. Sou muito agradecido ao companheiro Chió pela propositura”, afirmou o, agora, paraibano.
Assessoria de Comunicação