Práticas inovadoras no âmbito da Rede Pública de Ensino da Paraíba ou através de organizações não governamentais (ONGs) poderão concorrer ao selo de práticas inovadoras através do prêmio Inova Educação 2023. A premiação, de iniciativa do mandato do deputado estadual Chió (Rede), foi lançada, através de edital público, neste sábado (12).
O objetivo é selecionar projetos que receberão o selo de práticas inovadoras como reconhecimento do trabalho e esforço dos profissionais de educação na busca da melhor formação dos estudantes da Paraíba, como explica o parlamentar.
“A educação transforma vidas todos os dias e, na grande maioria das vezes, são educadores que acordam cedo e se dedicam por horas que possibilitam a mudança na vida de centenas de estudantes mesmo com imensuráveis desafios. O nosso objetivo com o Inova Educação é o de reconhecer a importância desses atores de transformação para que mais e mais pessoas tenham suas vidas modificadas através da educação”, afirmou o deputado Chió.
Para concorrer, os educadores precisam acessar o edital e realizar as inscrições de forma on-line, através do endereço eletrônico chio.com.br/inovaeducacao, com preenchimento do formulário disponibilizado. Em seguida, o Conselho Curador realizará a análise e seleção dos projetos.
Os critérios necessários para a inscrição no processo seletivo são: a escola vinculada ao projeto deve ser pública, já as ONGs devem desenvolver trabalho social; o projeto deve existir há, pelo menos, seis meses nos anos de 2022 e 2023. O projeto contempla o ensino infantil, fundamental, médio, profissional e atividades educacionais desenvolvidas em ONGs.
As práticas inovadoras receberão Moção de Louvor a ser entregue na Assembleia Legislativa da Paraíba; certificação de escola inovadora sede do projeto; divulgação da prática/projeto permanente em ambiente virtual, denominado de Banco de Práticas Inovadoras em Educação.
Além disso, as escolas ou organizações de sede dos projetos mais bem avaliados terão recursos através de Emenda Parlamentar destinados para despesas de capital. Os recursos aplicados nas escolas e/ou organizações serão de R$ 80, 70 e 60 mil para, respectivamente, os três projetos melhor avaliados.
As inscrições estão abertas até o dia 12 de setembro, com divulgação das inscrições deferidas no dia 15 do mesmo mês. A divulgação dos projetos selecionados será no dia 29 de setembro, com solenidade de entrega das premiações no dia 11 de outubro, de acordo com o edital.
Sobre o prêmio
Criado em 2021, o Inova Professor passou por uma reformulação neste ano para ampliar o reconhecimento para práticas educadoras e passa a se chamar Inova Educação. Até o momento, com duas edições concluídas, o deputado Chió já destinou mais de R$ 200 mil em Emendas Parlamentares Impositivas para escolas públicas da Paraíba. Os projetos selecionados também servem de inspiração para a replicação em mais unidades da Rede Pública de Ensino.
Assessoria