Lançada nesta quinta-feira (03), a Programação do ‘Circuito Amo Viver 2022’ surpreendeu os corredores pelo apelo defendido, ao chamar atenção para a extinção de espécies nativas do Bioma Caatinga, um dos ecossistemas mais vulneráveis às mudanças causadas pelo aquecimento global, segundo pesquisa da Revista Nature, publicada em 2016.
Serão vinte etapas em cidades das regiões do Brejo, Curimataú e Seridó paraibano, consolidando o circuito como um dos maiores do Nordeste, em número de etapas.
Cidades como Guarabira, Casserengue, Pedra Lavrada, Arara, Picuí, Belém, Algodão de Jandaíra, Solânea, Barra de Santa Rosa, Baraúna, Cuité, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Pilões, Esperança, Alagoa Nova, Mari, Remígio e Cacimba de Dentro, receberão etapas, e com as corridas, entrarão na rota do ‘maraturismo’ – quando as corridas de rua ajudam a impulsionar a economia local.
Espécies nativas da região que fazem parte do Bioma Caatinga e do Semiárido, a exemplo da baraúna, do mandacaru, xique-xique, craibeira, juazeiro, umbuzeiro, barriguda, umburana, macaíba, cuité, gravatá, macambira, ipê, coroa-de-frade, angico, facheiro, aroeira, mandioca, araçá e catolé darão nome às etapas, representadas em medalhas e troféus.
“Além de fazer bem à saúde, livrando as pessoas da depressão e das doenças do corpo ao promover atividade física, as corridas de rua também estão promovendo as cidades, atraindo turistas, fazendo a economia girar, porque os atletas quando correm não querem somente competir e ganhar medalhas, mas, viver experiências, e as belezas naturais, culturais e históricas contidas nas cidades do Brejo, Curimataú e Seridó, com certeza atrairão atletas e turistas de todo o Brasil”, enfatizou o deputado estadual Chió, um dos apoiadores.
O Circuito Amo Viver é uma realização do ‘Instituto Amo Viver’ e tem como patrocinador oficial a Rede Paraíba de Supermercados. A primeira etapa acontecerá dia 06 de Fevereiro, em Guarabira, e as inscrições estarão disponíveis através do endereço www.circuitoamoviver.com.br.
FONTE: Assessoria de Comunicação
Deputado Estadual Chió (Rede/PB)
Instituto Amo Viver